terça-feira, 31 de março de 2009

Novidades e Agradecimentos Especiais, para pessoas ESPECIALÍSSIMAS!!!

Queridos leitores, como as provas estão batendo à nossa porta, outros textos talvez demorem um pouco a aparecerem por aqui, mas calma, muita calma que assim que a calmaria se reestabelecer eles reaparecerão!

O tempo passa depressa demais! Já estamos no final do primeiro trimestre do ano, a Páscoa "batendo à nossa porta" e novidades vindo com o novo mês.

Meus queridos companheiros de jornada, lá da Facu, na maior torcida, no maior empenho e dando a maior força, será que o Pegadas & Passos vai se tornar ainda mais real???? Surpresas a cada dia, esperanças a cada contato, a cada telefonema.

A Marina trabalha de lá, o Marcelo corre atrás, e a Carmem sempre à postos!

Obrigada professores que nos apóiam e acreditam na seriedade de nosso trabalho, citando apenas alguns deles, os atualmente mais perto dos acontecimentos: Mohamad, Regina, Teresa, especialmente presentes. Pela semente plantada em nossos corações pelo Social, que eu nem sabia que podia ser tão marcante nesse caminho trilhado através das teorias envolventes da PSICOLOGIA! Professora Lumena, você tem uma importante participação nessa trajetória, como exemplo de dedicação, esforço e trabalho pelo Social, pelas pessoas criadoras e criaturas desse tecido social.


Na próxima segunda dia 06 de Abril, iniciaremos o trabalho com a pediatria do HOSPITAL DR. LUIZ CARMAGO DA FONSECA E SILVA - Cubatão, após uma breve reunião com a Diretoria Clínica e Administrativa representadas respectivamente pelo Dr. Sérgio e Srta. Andréia , que nos receberam de forma muito profissional e atenciosa, permitindo que pudéssemos desenvolver nosso trabalho com as cranças internadas.
E o Marcelo ainda garante mais novidades, será primeiro na Unilus ou na Unisantos?
Ah, sem falar das outras crianças de Cubatão, as meninas acima de 60 anos e os meninos dos Abrigos, uau! Mangas arregaçadas, e vamos à luta com nosso caminhar construindo PEGADAS & PASSOS!

quarta-feira, 25 de março de 2009


MATÉRIA YAHOO

Uma história de amor com final feliz


Qua, 25 Mar, 03h55


Por Cristiano Baldi/ Especial para o Yahoo! Brasil






Esta é a história de como Thiane Nunes, uma publicitária gaúcha de 32 anos, conheceu Bob, um simpático vira-lata branquinho. É a história de como um mudou a vida do outro. Esta não é uma história triste, de chorar, de nos deixar com o peito apertado. É uma história com um final feliz, desses bem bonitos, que nos dá esperança e nos faz acreditar nas pessoas.
Há pouco mais de um ano, Thiane largou uma carreira de quase uma década no Departamento de Marketing de uma empresa de Porto Alegre e, antes de se dedicar ao Mestrado em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, viajou para a Europa. Entre as milhares de atrações do velho continente, ela percebeu um fato curioso: não há animais abandonados por lá. Quando por ventura aparece um cãozinho faminto pelas ruas, ele é prontamente adotado. Na Alemanha, a coisa é ainda mais surpreendente. As pessoas recebem um valor mensal do governo para cada animal que mantém adotado. É comum ver punks, no metrô de Berlin, com três ou quatro cães em coleiras, para receber seus trinta e poucos euros por mês. É claro que, como é de se esperar de um país como a Alemanha, isso obedece a um rígido controle. É preciso comprovar mensalmente, junto ao órgão responsável, que o animal está vivo e bem cuidado.
Nessa mesma época, Bob, ainda filhote, provavelmente vagava pelas ruas e parques de Gravataí, uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Já experimentava a vida de cão abandonado, com todas as suas dificuldades: maus tratos, fome, frio, doenças e outras mazelas. Se Bob fosse alemão, possivelmente teria um dono com um longo moicano colorido e um confortável lar germânico.
Antes de voltar da Europa, Thiane conheceu, na República Tcheca, uma loja de uma artista plástica cujo trabalho tinha os gatos como inspiração. Vendo aquilo, pensou que era exatamente o tipo de coisa que gostaria de fazer. De volta a Porto Alegre, começou a confeccionar peças de design com tecido que comprava no exterior. Inicialmente o seu site, o Reino Gato, era apenas um canal de exposição e venda de suas criações. Sem emprego formal, contudo, sobrou tempo para andar pela cidade, para ver as ruas, as avenidas e os becos de Porto Alegre. E notou o grande número de animais abandonados que vagavam magros pela metrópole. Então, teve a idéia: faria de seu site um canal de auxílio para animais de rua. Ali, conclamaria as pessoas para ajudar. Arrecadaria fundos. Faria a sua parte.
No exato momento em que Thiane teve esta idéia, Bob revirava uma lata de lixo a alguns quilômetros dali, atrás de algo para aplacar a fome. Não tinha a mínima idéia que sua vida mudaria para sempre.
Alguns meses depois, na terça-feira do último carnaval, Thiane, que a essa altura já havia estruturado um esquema de ajuda a animais abandonados, recebe uma chamada de Gravataí. Uma repórter do jornal local havia presenciado um atropelamento. A vítima: um jovem vira-lata branco que agonizava junto ao asfalto. Era Bob.
Na mesma noite, Thiane foi até a cidade vizinha. Foi um acidente horrível. Bob estava bastante machucado, sangrando muito. Como era feriado, tudo estava fechado, não havia para onde levar o animal. Thiane então acessou a internet e, junto a outros protetores de animais, descobriu uma médica veterinária em Gravataí que cuidaria de Bob. O cãozinho foi levado para a clínica, onde foi internado e recebeu os primeiros cuidados.
Com a ajuda de doações e do dinheiro levantado através da rifas que organiza em seu blog, Thiane está conseguindo ajudar Bob, da mesma forma que fez – e continua fazendo – com vários outros bichinhos. Não fosse ela, Bob provavelmente não teria resistido aos ferimentos.
Hoje Bob está muito feliz, apesar de não mexer as patas traseiras. Mas como não sente nada da cintura para baixo, continua fazendo festa, rindo – porque cães também riem – e querendo brincar. Ainda está na clínica, onde é muito bem tratado, inclusive com sessões de fisioterapia. O ortopedista veterinário que o consultou indicou tratamento com acupuntura, que deve começar em breve.
Thiane já conseguiu a doação de uma cadeira de rodas para Bob e agora procura quem queira adotá-lo. Ela sabe que não será fácil. Enquanto espera, Bob continuará na clínica.
Nas palavras de Thiane, em um dos muito emails que envia prestando contas a seus "clientes", que é como chama as pessoas que a ajudam de alguma forma: "o Bob não está sofrendo, ele é muito feliz. Nós, humanos, é que temos vaidades. O Bob quer viver e tem os olhos brilhantes quando vê um biscoito, como qualquer outro cão. Ele é muito esforçado e luta por viver!". E conclui: "eu simplesmente não vou desistir do Bob".

Para conhecer melhor o trabalho de Thiane, acesse o seu blog, onde ela apresenta os animais para adoção e conta suas histórias, e visite o site Reino Gato, no qual vende produtos cujos lucros são revertidos para a causa. Se quiser ajudar, ou apenas falar com ela, mande um email para thianenunes@gmail.com.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Voluntariado 2

ACESSE O SITE: http://arquivo.portaldovoluntario.org.br/site/pagina.php?idconteudo=419

Ser voluntário é muito mais receber do que dar...
Acredite nessas palavras caro leitor e se elas de alguma forma tocaram seu coração, junte-se à nós, venha conhecer nossa forma de trabalho, "nossas" idosas e "nossas" crianças!
Hoje fizemos a segunda visita às senhoras abrigadas, ao chegarmos fomos muito bem recebidos pelas funcionárias da enfermaria, como sempre. Prontamente trouxeram as senhoras para a sala de entrada onde estávamos. Hoje Maphalda nossa "garota canina" estreou com as senhoras. Já havíamos trabalhado com crianças no Abrigo "Vó-Benedita" e ela se saiu bem por lá também. Como uma criança meio estabanada, a grandona foi cheirar tudo, parecendo querer estar em todos os lugares, com a pressa peculiar dos jovens (mesmo os caninos). Dhurval elegantemente vai cumprimentando à todos, com o rabo sempre abanando se aproxima de todas, funcionárias e moradoras e é recebido com alegres sorrisos e reverências!
Hoje foi um dia especial! Um dia para agradecer neste texto e em público, pelo menos aos que passarem por aqui! O agradecimento é especial para meus colegas de classe: Carmem, Marcelo e Marina, os nomes seguem a ordem alfabética, não há nessa colocação uma maior ou menor importância, pois essas três almas estiveram presentes como nunca e fizeram toda a diferença.
Às vezes desajeitados, outras sem saber o que falar ou fazer, talvez pensando em estar "fazendo certo", mas presentes! Essas pessoas estão começando a sentir o quanto se recebe nessa doação, nesse pouco tempo dedicado à quem não tem nada... Nada? Sim, a que foi esquecida, ou esqueceu-se da vida de propósito, pois talvez essa seja a melhor forma de suportar o abandono.
Aos meus queridos amigos que voluntariamente estão lá, cantando, rindo, chamando, indo e vindo, como formigas construindo um pouco de esperança naqueles antigos corações que insistem em bater; MEU SINCERO OBRIGADA! Sem essa valiosa presença o trabalho não andaria, não aconteceria, de nada adiantaria.
Aos familiares que se privam dessa companhia tão especial que são vocês durante as horas do trabalho, vai um outro OBRIGADA! Muito especial, para essas pessoas que abrem mão da companhia do pai, mãe, esposa, marido, enfim, ficam sem vocês por perto!
Aos poucos vamos conseguindo relaxar, compreender melhor, participar mais, criar o tão falado vínculo e com essa criação vem a responsabilidade, da escolha, do caminho, das pegadas e dos passos!

sábado, 14 de março de 2009

Voluntariado


O trabalho voluntário tem feito parte de boa parte da minha vida ultimamente. Em outras épocas talvez isso não ocorresse, mas com o tempo passando a maturidade chegando... os valores mudam e como mudam!


Ao encarar a realidade de algumas pessoas o coração é tocado lá no fundo. Talvez, como dissessem os humanistas, a vida seja mesmo um mar de possibilidades, e dentre elas a de um dia, poder estar no lugar dessa gente! Gente sofrida, com marcas no rosto, no corpo e principalmente na alma. Histórias e contextos muitas vezes esquecidos por mecanismos de defesa para conseguirem estar por aqui. Crianças ainda têm esperanças, têm um tanto de vida pela frente, mas o que dizer dos idosos? Aqueles esquecidos, que esqueceram, que foram, ficaram e hoje no abandono continuam se esquecendo. As possibilidades estão aí, na sociedade que construímos, onde somos atores e platéia, criadores e criaturas, com um grau maior ou menor de responsabilidades, mas estamos e fazemos esse tecido social. Lugares onde nos livramos do "pacote" que não mais produz, só dá trabalho e reclama!


O mergulho nesse mundo, onde a vida se resume ao muro da Instituição é um aprendizado e tanto, pois na possibilidade mora o perigo de um dia estar lá também. E você caro leitor, também corre esse risco!


Colocar-se no lugar dos outros muitas vezes nos faz mais dignos, mais humanos, talvez até mais compreensivos e pacientes... A naturalização de certos fenômenos nos faz achar tudo natural a ponto de não mais percebermos ou refletirmos sobre nossos próprios atos, seja no exercício da cidadania, ou no simples refletir sobre a vida cotidiana.


Caro leitor, se essas palavras tocaram seu coração, venha conhecer nosso trabalho, precisamos de voluntários. Com cães ou não, que possam estar presentes onde quase ninguém está. Olhar para as pessoas, conversar, tocar suas mãos e levar um pouco de vida à quem já quase se esqueceu de viver. Jogar conversa fora, falar de coisas belas, ou fúteis, não importa, o que importa é de fato estar presente!


Nosso trabalho está no começo, a vinculação será um trabalho árduo, mas muito recompensante, já deu para perceber no primeiro encontro. Adicionar imagem


Fica aqui um convite especial, se não puder colaborar conosco, dando o prazer de sua presença junto às idosas, mas puder contar para alguém do nosso trabalho, ou divulgando este blog ou nosso site http://www.pegadasepassos.webnode.com/, já estará plantando uma semente... Mande-nos um e-mail e entraremos em contato!


... aqueles que já alcançaram uma noção de colaboração de unidade e de respeito para com o outro se revestem de interesses que estão além de si mesmos e partem para o interesse comum, para um mundo melhor. E aqueles que ainda continuam com a consciência do eterno eu, o centro do universo, só enxergarão sua própria imagem.” (Jerson Dotti)

domingo, 8 de março de 2009

Cachorros podem detectar câncer pelo cheiro

Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha constatou que cachorros podem ser treinados para farejar alguns tipos de câncer.
A pesquisa foi realizada no Hospital de Amersham, no interior da Grã-Bretanha, no condado de Buckinghamshire. Embora relatos de cães que teiram “alertado” seus donos sobre lesões cancerígenas já fossem conhecidos há algum tempo, estudos científicos para provar que realmente é possível treinar cães para diagnosticar câncer ainda não haviam sido realizados.
Em 1989 o caso de uma mulher que foi procurar um médico após notar o grande interesse de seu cachorro por uma lesão em sua pele, posteriormente diagnosticado como câncer, chamou a atenção da comunidade médica na Inglaterra.
Acredita-se que o câncer produza odores específicos, que os cães seriam capazes de detectar, mas também é possível que proteínas anormais normalmente encontradas em pacientes com câncer é que estejam sendo detectadas pelos cães e não o tumor em si. A grande vantagem de se utilizar cães nestes casos é que eles são capazes de identificar quantidades realmente minúsculas de odor, sendo capazes de diagnosticar o câncer em sua fase inicial, que podem ser difíceis de detectar por outros meios mais tradicionais.
Os pesquisadores do hospital de Amersham treinaram, durante 7 meses, cães de diverças raças e idades para detectar amostras de urina de pacientes com câncer de bexiga. Os cães foram testados em nove situações diferentes e obtiveram uma taxa de sucesso de aproximadamente 41% em seus diagnósticos para câncer de bexiga, pode não parecer muito mas a taxa de acerto aleatório esperada se os cães não fossem capazes de farejar o câncer seria de 14%, isto demonstra o potencial destes cães farejadores.
Um fato inusitado ocorrido durante a pesquisa colocou , ainda mais, em evidência a importância do trabalho destes cães. Entre as várias amostras de urina que os cachorros deveriam farejar para localizar o câncer, havia o de um paciente, que mesmo tendo sido examido por medicos, não foi diagnósticado com câncer. Durante os testes, todos os seis cães apontaram a amostra deste paciente “teoricamente saudável” como cancerosa. Intrigados com o comportamento dos cães, os médicos repetiram os exames e descobriram um câncer no rim direito deste paciente que não havia sido detectado anteriormente.
Os resultados das pesquisas foram publicados no British Medical Journal em 2004, e causaram entusiasmo na comunidade científica. Segundo a Dra. Wills, uma das responsáveis pelo projeto.
Nós estamos muito entusiasmados, porque essa é a primeira vez que isso está sendo comprovado cientificamente.
Os cães têm uma habilidade olfativa extraordinária. Eles reconhecem um tipo de odor de um câncer muito difícil de identificar por meio de outros métodos químicos.
Eles não estão detectando apenas um componente químico. Eles estão tendo que identificar o odor de câncer entre as centenas que existem na urina e isso não é um feito menor.
Os cientistas agora querem determinar quais raças apresentam maior aptidão para este tipo de treinamento. A treinadora de cães Claire Guest, participante do projeto de pesquisa, afirmou que: Nós avaliamos raças diferentes. Os spaniels tiveram o melhor desempenho, mas ainda estamos abertos para todas as opções em relação à qual raça que fará melhor esse trabalho.




DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS







Declaração Universal dos Direitos dos Animais

1 - Todos os animais têm o mesmo direito a vida.



2 - Todos os animais têm direito ao respeito e a proteção do homem.



3 - Nenhum animal deve ser maltratado.



4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres em seu habitat.



5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca abandonado.



6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.



7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.



8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.



9 - Os direitos dos animais devem ser defendidos por lei.



10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.



Preâmbulo - Considerando que todo animal possui direitos;



Considerando que o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;



Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito a existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;



Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há perigo de continuar a perpetrar outros;



Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;



Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais, proclama-se o seguinte:






Artigo 1°Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.



Artigo 2° 1 - Todo animal tem o direito a ser respeitado.



2 - O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de por os seus conhecimentos ao serviço dos animais.



3 - Todo animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.



Artigo 3° 1 - Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a tratos cruéis.



2 - Se for necessário matar um animal, ele deve ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.



Artigo 4° 1 - Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.



2 - Toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos é contrária a este direito.



Artigo 5° 1 - Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.



2 - Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito.



Artigo 6° 1 - Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.



2 - O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.



Artigo 7° Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.



Artigo 8° 1 - A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompativel com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.



2 - As técnicas de substituição devem ser utilizadas e desenvolvidas.



Artigo 9° Quando o animal é criado para alimentação, ele deve ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que isso resulte para ele nem ansiedade nem dor.



Artigo 10° 1 - Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem.



2 - As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.



Artigo 11° Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é, um crime contra a vida.



Artigo 12° 1 - Todo o ato que implique a morte de um grande número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.



2 - A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.



Artigo 13° 1 - O animal morto deve ser tratado com respeito.



2 - As cenas de violência de que os animais são vítimas devem ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal.



Artigo 14° 1 - Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental.



2 - Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.






quinta-feira, 5 de março de 2009

Fazendo Ciência 1

Pesquisas, trabalhos de campo, estudos de caso, formas de se produzir ciência, seja aqui ou acolá! Processo nada fácil, exige dedicação, esforço, paciência, paciência e; diria que bastante: paciência. Fazer trabalhos dá trabalho...e como atualmente os fenômenos têm muito valor com a comprovação científica, é o que nos resta fazer. Provar, comprovar ou negar as hipóteses, com metodologia, objetivos, bibliografia, teóricos de ontem, e de hoje. Assim está sendo o caminhar da TAA em nossas vidas. Como uma nova ferramenta de trabalho tem hoje um destaque especial nas áreas relacionadas ao bem estar humano. Vários profissionais tem se utilizado dessa, a meu ver, FANTÁSTICA ferramenta para tonar mais fácil a jornada das pessoas. São eles: psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiras, nutricionistas, dentistas e... perdõem-me os que omiti por puro esquecimento ou desconhecimento!


Com todo o rigor da ciência, procurei descobrir iniciando em 2008, maneiras de comprovar cientificamente os benefícios causados pela interação homem-animal, em processos terapêuticos. Comprovar o que outros pesquisadores, principalmente acolá, já fizeram talvez, de outra forma.


O trabalho iniciou-se em Santos, com uma pequena população de crianças abrigadas. Foram seis que puderam cumprir os requisitos da amostra determinada. Foram 3 meninas e 3 meninos, onde foi aplicado teste de stress - Marilda Lipp - antes e após as intervenções. 

Vários acontecimentos marcaram o trabalho, desde a primeira visita à Instituição. Dificuldades e obstáculos de todo tipo apareceram e foram aos poucos sendo vencidos. A desistência nunca assombrou meus pensamentos, somente a persistência se fez presente e o trabalho aconteceu...

Experiências ficaram, imagens, falas, comportamentos, choros e risos, muitos risos, mesmo no momento de pedir ao papai-noel para: "Poder voltar à barriga da mãe, pois assim fico sempre perto dela"...

Apesar do pouco tempo, estou concluindo com a finalização da análise dos dados, que o resultado foi bastante animador. Algumas internalizações foram observadas, conteúdos vieram à tona e foram trabalhados de forma lúdica e alegre. O nível de  stress diminuiu. 

Os resultados finais serão publicados futuramente, pois as tabelas ainda estão sendo confeccionadas, e uma apresentação marcada para Setembro já agendada!

Quem sou eu

Minha foto
Santos, SP, Brazil
Rosanna Ré – Psicóloga, psicoterapeuta de orientação sistêmica, formada pela Universidade Paulista UNIP, com especialização em Psicologia Sistêmica para atendimento de casais e famílias pela PUC-SP. Formação em PNL pela ABPNL Formação em Terapia Transpessoal pela DEP Experiência Clínica de 25 anos. Trabalho de 5 anos com Terapia Assistida por Animais CRP 06/106.383