quinta-feira, 14 de abril de 2011

Tecnologia Animal!

Rã virtual substitui sacrifício de animais de laboratório

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 
desenvolveram um programa de computador que pode substituir
 o sacrifício de animais durante as aulas de fisiologia.
O programa pode substituir o uso de animais nas aulas práticas 
de Fisiologia e Biofísica, ministradas nos cursos de Medicina, 
Ciências Biológicas, Enfermagem e Educação Física.


Os estudantes que usaram o simulador acertaram mais questões, 
enquanto o outro grupo teve mais dificuldades em responder às 
questões cognitivas. Foto: Francisco Cubo/ Antoninho Perri
Rã virtual
O software educacional, chamado Fisioprat, simula 
o mesmo procedimento tradicionalmente feito em rãs durante 
as aulas, mas de forma interativa e lúdica e sem a necessidade 
de sacrificar o animal.
Além disso, o simulador complementa o ensino fornecendo 
conteúdo adicional que melhora o aprendizado.
“O objetivo foi justamente propor uma alternativa ao uso de 
animais sem que o ensino fosse prejudicado,” explica o biólogo 
Francisco Cubo Neto, que desenvolveu o simulador sob a orientação 
do professor Miguel Arcanjo Areas.
O software está em processo de patenteamento e, segundo o biólogo, 
não existem no Brasil produtos semelhantes.
Sacrifício dos animais
Em geral, o uso de rãs ocorre nas aulas práticas para avaliação dos 
reflexos medulares mediante estimulação química e mecânica. 
São conceitos importantes para a disciplina, passados a partir de 
uma aula teórica.
Na sequência, no laboratório, os alunos visualizam como ocorrem 
os reflexos com o animal intacto e, depois, repetem o mesmo 
experimento com o modelo animal com a medula lesionada.
“A compreensão do conteúdo é fundamental e, até então, não
 existia outra forma de demonstrar o mecanismo a não ser utilizando 
o modelo animal. Por isso, o Fisioprat constitui mais uma opção, além 
do que abarca todos os temas ensinados na aula,” esclarece Miguel.
Simulação eficaz
Segundo ele, o programa tem como adicional, em relação às aulas 
tradicionais, uma tela de exercícios, que aparece em cada tópico 
com o objetivo de reforçar as explicações.
Também foram incluídas resoluções de estudos de casos para que 
se avaliasse o nível de absorção do conteúdo por parte dos alunos. 
Em cada uma das telas é dado um feedback para o aluno.
Por fim, são feitas as incisões nas partes do animal por meio de 
animação gráfica, com a vantagem de se poder repetir o experimento 
por várias vezes para melhor fixação do conceito.
“Quando a aula é feita no laboratório, existe a possibilidade de que 
algo possa dar errado. Por exemplo, a anestesia mal aplicada pode 
comprometer o experimento e o animal não responder aos estímulos 
ou morrer. Com isso, é preciso utilizar outro animal”, esclarece.
Avaliação
O simulador foi testado com quatro turmas de cursos oferecidos pela 
Unicamp. Participaram estudantes de duas turmas de Biologia, uma de 
Medicina e outra de Enfermagem.
Todos, num total de 127 estudantes, fizeram a aula teórica normalmente 
como ocorre no método convencional. Em seguida, os estudantes foram 
separados em dois grupos: um grupo realizou a aula prática tradicional, com 
o modelo animal, enquanto o outro realizou a aula prática com o Fisioprat.
Para avaliar o nível de influência no aprendizado ao se utilizar a nova 
metodologia, foi aplicado um questionário, ao final da aula prática para 
os dois grupos.
Os resultados apontaram que o Fisioprat cumpre seus objetivos, pois as
 notas mais altas foram observadas no grupo que utilizou o software. 
Ou seja, o grupo que usou o simulador acertou mais questões, enquanto 
o outro grupo teve mais dificuldades em responder às questões cognitivas.
O biólogo acredita que o programa ainda pode ser melhorado.
O mais importante, porém, é que a iniciativa abre caminho para que
 outras metodologias substituam o uso de animais nas aulas práticas.

Quem sou eu

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Santos, SP, Brazil
Rosanna Ré – Psicóloga, psicoterapeuta de orientação sistêmica, formada pela Universidade Paulista UNIP, com especialização em Psicologia Sistêmica para atendimento de casais e famílias pela PUC-SP. Formação em PNL pela ABPNL Formação em Terapia Transpessoal pela DEP Experiência Clínica de 25 anos. Trabalho de 5 anos com Terapia Assistida por Animais CRP 06/106.383