sexta-feira, 16 de julho de 2010

Fisioterapia Assistida por Cães

Os exercícios de fisioterapia têm como finalidade manter e melhorar a  condição física de modo a proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente. O objetivo pretendido com a fisioterapia de forma geral, é permitir que se desempenhe cada vez mais e melhor as atividades da vida diária. Após a terapêutica poder-se-a observar um aumento da  capacidade dos atendidos em tolerar esforços e uma diminuição da fadiga,  aumentando o tempo de permanência em pé, uma melhora na postura, assim como o modo como caminham (sempre que seja possível). Os pacientes desenvolvem uma melhor mobilidade das pernas e aumentam seu equilíbrio.


Algumas maneiras de aproximar o terapeuta do assistido e conseguir os resultados pretendidos é usando cães como agentes facilitadores. Assim é o trabalho desenvolvido na UNISANTA desde o mês passado. A interação com o animal faz com que os exercícios sejam mais atraentes, mais fáceis e agradáveis de serem executados.



A presença calma e submissa do animal permite ao assistido poder executar exercícios das mais diversas formas, auxiliado sempre pelo profissional da área de atuação, neste caso FISIOTERAPEUTA, consegue-se  promover uma movimentação adequada conseguindo-se os resultados desejados em termos de postura, alongamento e demais objetivos da terapêutica fisioterápica.


Membros superiores também podem ser trabalhados quando se deseja movimentos de pinça e praxia fina de forma geral. A presença dos animais promove uma atividade descontraída e alegre, pois ao interagirem com os assistidos os cães têm comportamentos muitas vezes engraçados ou que provocam risos e uma forma lúdica de participação.

Mais notícias em breve!!!

Um abraço humano e um "patabraço" canino!!!

2 comentários:

  1. Um ótimo fim de semana Com muito colo e calor humano...

    Lambeijokas da Lola

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosana... Me manda o seu e-mail por favor para eu poder te enviar as fotos da Maphalda na Festa Cãonina...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Santos, SP, Brazil
Rosanna Ré – Psicóloga, psicoterapeuta de orientação sistêmica, formada pela Universidade Paulista UNIP, com especialização em Psicologia Sistêmica para atendimento de casais e famílias pela PUC-SP. Formação em PNL pela ABPNL Formação em Terapia Transpessoal pela DEP Experiência Clínica de 25 anos. Trabalho de 5 anos com Terapia Assistida por Animais CRP 06/106.383