segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nossos amigos cães, sempre ajudando a tornar nossa caminhada mais suave!!

6/11/2011 6:07

Cães ajudam na reabilitação de dependentes químicos

 
Luiz Cláudio Cardeal,voluntário do projeto Reintegração brincando com um dos cães do abrigo
Cães de um abrigo na cidade de Cruzeiro, interior de São Paulo, ajudam na reabilitação de dependentes químicos. Animais abandonados vão para uma casa de reabilitação e lá são treinados pelos internos em companhia de voluntários, psicólogos e profissionais da área de saúde. O projeto “Reintegração” foi implantado em julho, é realizado pela ONG Terapia Assistida por Animais (TAC), em parceria com a Comunidade Terapêutica Casa Ágape, MSD Saúde Animal e prefeitura.
Durante as atividades, os com os cães aprendem os comandos básicos de adestramento e os internos exercitam habilidades sociais como paciência, perseverança, empatia e comunicação efetiva.
O fisioterapeuta Vinícius Fava Ribeiro, um dos responsáveis pelo projeto, afirma que as atividades trazem benefícios fisiológicos aos dependentes químicos. “A interação com os cães contribui para liberação de hormônios que aliviam dores e aumentam a motivação dos internos. Isso contribui para a melhora da relação entre terapeuta e paciente e transforma o tratamento em atividades espontâneas e naturais”, disse Vinícius Ribeiro.
Depois de treinados, os cães são colocados para adoção. Com perfis traçados e bem educados, é possível identificar a família mais indicada para receber o animal. De acordo com Ribeiro, o projeto, desenvolvido no interior de São Paulo, é único no mundo. “Nossa intenção é levar o projeto para todo Brasil e ir além da reabilitação dos dependentes químicos. Queremos preparar os internos para atuarem no mercado pet assim que saírem da clínica”, afirmou o fisioterapeuta.


Fonte: http://www.correiodeuberlandia.com.br/cultura/caes-ajudam-na-reabilitacao-de-dependentes-quimicos/

Um comentário:

  1. Muito interessante o seu blog, tem um visual extraordinário.. visite também o meu em www.passoscaninos.blogspot.pt

    Saudações caninas,

    André Moreiras

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Santos, SP, Brazil
Rosanna Ré – Psicóloga, psicoterapeuta de orientação sistêmica, formada pela Universidade Paulista UNIP, com especialização em Psicologia Sistêmica para atendimento de casais e famílias pela PUC-SP. Formação em PNL pela ABPNL Formação em Terapia Transpessoal pela DEP Experiência Clínica de 25 anos. Trabalho de 5 anos com Terapia Assistida por Animais CRP 06/106.383