quarta-feira, 22 de abril de 2009

Treinamento de Cães




Algumas pessoas extremamente especiais trabalham em prol da melhoria da qualidade de vida de outras pessoas. Assim é o trabalho realizado pela ACGC.
A Associação Cão Guia de Cegos (ACGC) foi fundada em 02/05/1981 sendo pioneira no Brasil. É uma entidade decretada de Utilidade Pública Estadual, Lei nº. 4.719 e Federal Dec. Lei nº. 92343. De caráter filantrópico, sem fins lucrativos, a Associação ministra cursos com uma equipe de profissionais altamente especializados. A entidade possui cães de raças diversas já iniciadas na função de cães-guia. A Equipe é formada pelos profissionais: Monica Grimaldi- presidente; Marcio Di Domenico- vice-presidente; Instrutores Adylson Lima; Adelsson Ramalho Adestradores/trainers Marcelo Giovanna Junqueira.


Nesse trabalho os cães são treinados para serem os olhos dos que não enxergam. Muito interessante nessa história, como a própria Dra. Mônica Grimaldi me disse outro dia que um cão na Inglaterra leva em torno de 6 meses para completar o adestramento, enquanto no Brasil esse tempo pode chegar à 2 ANOS! Aí surge a questão: -cães brasileiros seriam menos inteligentes que os ingleses? Ou talvez os treinadores não seriam tão eficientes?


NEM UMA COISA, NEM OUTRA... As condições físicas de nossas ruas, lojas, shopping centeres, supermercados, etc. dificultam sobremaneira esse treinamento, o que ocasiona, além da demora um aumento no custo final do trabalho. Nas calçadas inglesas e, creio eu, em outros países do primeiro mundo em geral, há uma diferença na textura delas, não há "orelhões", buracos nas calçadas, e os motoristas têm outra noção de educação no trânsito e cidadania. Chegaremos lá um dia?








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Santos, SP, Brazil
Rosanna Ré – Psicóloga, psicoterapeuta de orientação sistêmica, formada pela Universidade Paulista UNIP, com especialização em Psicologia Sistêmica para atendimento de casais e famílias pela PUC-SP. Formação em PNL pela ABPNL Formação em Terapia Transpessoal pela DEP Experiência Clínica de 25 anos. Trabalho de 5 anos com Terapia Assistida por Animais CRP 06/106.383