sexta-feira, 3 de abril de 2009

APRESENTAÇÃO NA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS - UNISANTOS



Agendada para dia 11/05/2009 nossa apresentação contará com a presença ilustre do nosso co-terapeuta DHURVAL! Uma satisfação imensa ver o começo de um sonho se realizando. O pequeno Dhu, como carinhosamente o chamamos, vai poder entrar numa Universidade PELA PRIMEIRA VEZ, e será o primeiro CÃO CO-TERAPEUTA a adentrar no ambiente onde se faz a ciência, a Universidade.
Em sendo uma das mais tradicionais Instituições de Ensino da região, considero uma enorme visão de futuro e abertura que os coordenadores, professores e todo pessoal envolvido, demonstraram ter com seus alunos permitindo que vejam na prática como é possível um cão ser um valioso instrumento de trabalho na interação com pessoas e possibilitar a melhora de quadros patológicos de maneira geral.
Trabalhamos em conjunto com a Psicóloga Gisele A. Perondi, em 2008 durante os meses de Agosto à Novembro, na escola de Educação Especial NUMAA em São Vicente. Infelizmente por motivos burocráticos tivemos que encerrar os trabalhos. Os resultados? Foram os mais animadores, saltaram aos olhos principalmente através dos depoimentos das mães dos alunos. Como portadores de autismo nos mais diversos graus e outras síndromes os alunos participaram dos encontros e, pelo que nos contaram as mães, tiveram uma mudança geral de comportamento em casa, ficando mais calmos, atentos à estímulos diversos que anteriormente não chamavam sua atenção.
Com auxílio dos estagiários, em especial Marcelo, conseguimos fazer algumas alterações na vida daquelas crianças. Um dia, ao passearmos pela rua, de mãos dadas com as crianças , alguns conseguiram levar o Dhurval, segurar sua guia e até procurar manter o contato visual com ele à medida que caminhávamos. Parece pouco? Para quem sabe como reagem os autistas sabe exatamente o que significa essa atitude.


Que felicidade poder mostrar o trabalho e principalmente divulgar essa forma terapêutica de intervenção, abrir possibilidades para tantos jovens que o mercado de trabalho em breve absorverá. Obrigada aos amigos que acreditaram no trabalho, obrigada aos professores que "deram a maior força", obrigada aos "irracionais" que talvez não saibam o bem que fazem à nós: HUMILDES SERES HUMANOS!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Santos, SP, Brazil
Rosanna Ré – Psicóloga, psicoterapeuta de orientação sistêmica, formada pela Universidade Paulista UNIP, com especialização em Psicologia Sistêmica para atendimento de casais e famílias pela PUC-SP. Formação em PNL pela ABPNL Formação em Terapia Transpessoal pela DEP Experiência Clínica de 25 anos. Trabalho de 5 anos com Terapia Assistida por Animais CRP 06/106.383