sábado, 14 de março de 2009

Voluntariado


O trabalho voluntário tem feito parte de boa parte da minha vida ultimamente. Em outras épocas talvez isso não ocorresse, mas com o tempo passando a maturidade chegando... os valores mudam e como mudam!


Ao encarar a realidade de algumas pessoas o coração é tocado lá no fundo. Talvez, como dissessem os humanistas, a vida seja mesmo um mar de possibilidades, e dentre elas a de um dia, poder estar no lugar dessa gente! Gente sofrida, com marcas no rosto, no corpo e principalmente na alma. Histórias e contextos muitas vezes esquecidos por mecanismos de defesa para conseguirem estar por aqui. Crianças ainda têm esperanças, têm um tanto de vida pela frente, mas o que dizer dos idosos? Aqueles esquecidos, que esqueceram, que foram, ficaram e hoje no abandono continuam se esquecendo. As possibilidades estão aí, na sociedade que construímos, onde somos atores e platéia, criadores e criaturas, com um grau maior ou menor de responsabilidades, mas estamos e fazemos esse tecido social. Lugares onde nos livramos do "pacote" que não mais produz, só dá trabalho e reclama!


O mergulho nesse mundo, onde a vida se resume ao muro da Instituição é um aprendizado e tanto, pois na possibilidade mora o perigo de um dia estar lá também. E você caro leitor, também corre esse risco!


Colocar-se no lugar dos outros muitas vezes nos faz mais dignos, mais humanos, talvez até mais compreensivos e pacientes... A naturalização de certos fenômenos nos faz achar tudo natural a ponto de não mais percebermos ou refletirmos sobre nossos próprios atos, seja no exercício da cidadania, ou no simples refletir sobre a vida cotidiana.


Caro leitor, se essas palavras tocaram seu coração, venha conhecer nosso trabalho, precisamos de voluntários. Com cães ou não, que possam estar presentes onde quase ninguém está. Olhar para as pessoas, conversar, tocar suas mãos e levar um pouco de vida à quem já quase se esqueceu de viver. Jogar conversa fora, falar de coisas belas, ou fúteis, não importa, o que importa é de fato estar presente!


Nosso trabalho está no começo, a vinculação será um trabalho árduo, mas muito recompensante, já deu para perceber no primeiro encontro. Adicionar imagem


Fica aqui um convite especial, se não puder colaborar conosco, dando o prazer de sua presença junto às idosas, mas puder contar para alguém do nosso trabalho, ou divulgando este blog ou nosso site http://www.pegadasepassos.webnode.com/, já estará plantando uma semente... Mande-nos um e-mail e entraremos em contato!


... aqueles que já alcançaram uma noção de colaboração de unidade e de respeito para com o outro se revestem de interesses que estão além de si mesmos e partem para o interesse comum, para um mundo melhor. E aqueles que ainda continuam com a consciência do eterno eu, o centro do universo, só enxergarão sua própria imagem.” (Jerson Dotti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Santos, SP, Brazil
Rosanna Ré – Psicóloga, psicoterapeuta de orientação sistêmica, formada pela Universidade Paulista UNIP, com especialização em Psicologia Sistêmica para atendimento de casais e famílias pela PUC-SP. Formação em PNL pela ABPNL Formação em Terapia Transpessoal pela DEP Experiência Clínica de 25 anos. Trabalho de 5 anos com Terapia Assistida por Animais CRP 06/106.383