quinta-feira, 5 de março de 2009

Fazendo Ciência 1

Pesquisas, trabalhos de campo, estudos de caso, formas de se produzir ciência, seja aqui ou acolá! Processo nada fácil, exige dedicação, esforço, paciência, paciência e; diria que bastante: paciência. Fazer trabalhos dá trabalho...e como atualmente os fenômenos têm muito valor com a comprovação científica, é o que nos resta fazer. Provar, comprovar ou negar as hipóteses, com metodologia, objetivos, bibliografia, teóricos de ontem, e de hoje. Assim está sendo o caminhar da TAA em nossas vidas. Como uma nova ferramenta de trabalho tem hoje um destaque especial nas áreas relacionadas ao bem estar humano. Vários profissionais tem se utilizado dessa, a meu ver, FANTÁSTICA ferramenta para tonar mais fácil a jornada das pessoas. São eles: psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiras, nutricionistas, dentistas e... perdõem-me os que omiti por puro esquecimento ou desconhecimento!


Com todo o rigor da ciência, procurei descobrir iniciando em 2008, maneiras de comprovar cientificamente os benefícios causados pela interação homem-animal, em processos terapêuticos. Comprovar o que outros pesquisadores, principalmente acolá, já fizeram talvez, de outra forma.


O trabalho iniciou-se em Santos, com uma pequena população de crianças abrigadas. Foram seis que puderam cumprir os requisitos da amostra determinada. Foram 3 meninas e 3 meninos, onde foi aplicado teste de stress - Marilda Lipp - antes e após as intervenções. 

Vários acontecimentos marcaram o trabalho, desde a primeira visita à Instituição. Dificuldades e obstáculos de todo tipo apareceram e foram aos poucos sendo vencidos. A desistência nunca assombrou meus pensamentos, somente a persistência se fez presente e o trabalho aconteceu...

Experiências ficaram, imagens, falas, comportamentos, choros e risos, muitos risos, mesmo no momento de pedir ao papai-noel para: "Poder voltar à barriga da mãe, pois assim fico sempre perto dela"...

Apesar do pouco tempo, estou concluindo com a finalização da análise dos dados, que o resultado foi bastante animador. Algumas internalizações foram observadas, conteúdos vieram à tona e foram trabalhados de forma lúdica e alegre. O nível de  stress diminuiu. 

Os resultados finais serão publicados futuramente, pois as tabelas ainda estão sendo confeccionadas, e uma apresentação marcada para Setembro já agendada!

4 comentários:

  1. olá, achei muito interessante o seu blog, gostaria de saber se é você mesma quem executa estes trabalhos?

    Abraços

    RuS
    rafael_ueji@hotmail.com
    http://www.cachorrosnabusca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sim Rafael, sou eu mesma, junto com os co-terapeutas caninos presentes em algumas fotos! Dhurval, Júnior e Maphalda! Abs.

    ResponderExcluir
  3. ola rosane
    parabens pelo seu trabalho lindo desenvolvido!
    gostaria de exemplos de atividades desenvolvidas com pessoas em hospitais psiquiatricos e asilos!
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. kk há vários tipos de atividades, mas poderíamos destacar escovação de pêlos como a principal entre os adultos.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Santos, SP, Brazil
Rosanna Ré – Psicóloga, psicoterapeuta de orientação sistêmica, formada pela Universidade Paulista UNIP, com especialização em Psicologia Sistêmica para atendimento de casais e famílias pela PUC-SP. Formação em PNL pela ABPNL Formação em Terapia Transpessoal pela DEP Experiência Clínica de 25 anos. Trabalho de 5 anos com Terapia Assistida por Animais CRP 06/106.383