sábado, 24 de janeiro de 2009

Primeiros Cães Terapeutas












Essa linda história começou num click em um site da amiga Marcela, que é a dona do primeiro amor do Dhurval. Andando por lá vi um link de um projeto chamado "Cão do Idoso", fui em busca de maiores informações e algumas semanas depois estava eu lá em São Paulo fazendo o curso de Terapia Assistida por Animais. A ONG infelizmente não existe mais, mas a galera de peso que trabalhou por lá continua na estrada: Kátia, Carla, Vinícius, Fátima, Silvana, Mário, dos que conheço são os que lutam por continuar o trabalho. O querido Jerson saiu dessa estrada, mas como a vida é feita de escolhas, ele escolheu o seu melhor, com certeza.








Nessa oportunidade conheci Marisa Solano uma pessoa extremamente hospitaleira e amiga, além de profissional experiente e capaz, quando se fala em Educação Assistida por Animais é seu nome o primeiro a ser lembrado.





























Lá também pude conhecer Profª Maria de Fátima, quem conversa com ela por 5 minutos percebe que disfruta da companhia de uma pessoa maravilhosa. Simples e profunda, duas palavras para defini-la. E lá fui eu para Pirassununga atrás de aprender um pouco mais. 12 horas por dia, 4 para ir, 4 para voltar e 4 no curso de Agosto à Dezembro, mas VALEU!!




Durante os meses do curso o coração batia forte, e a pergunta calava: Será que o Dhurval e o Júnior podem ser cães terapeutas?



















Poderiam trabalhar como seus companheiros de estrada já tão experientes?

Até que o dia chegou e a querida Kátia os avaliou e eles PASSARAM!! Foi um dia de glória!!













Logo na semana seguinte começamos nosso trabalho na Casa de Idosos Ondila Lobo. Fomos revesando a cada semana ia um dos cães. Uma semana Dhurval na outra Júnior. Durante o ano de 2007 visitando os idosos em São Paulo e enquanto isso busquei um trabalho mais próximo da nossa cidade. Passamos também a visitar a pediatria do Hospital Guilherme Álvaro. Lá tivemos ótimos momentos, Dhurval é agitado e se dá muito bem com crianças. Foi um trabalho voluntário que durou apenas dois meses. O resultado desse trabalho salta aos olhos, a alegria das pessoas ao verem os cães chegando é algo muito motivador. Não só a interação com os internados como a interação com a equipe de trabalho. Quando o trabalho assistido por animais tem critério de execução, segue normas e protocolos são inúmeros os benefícios alcançados. E isso motivou-nos a ampliar a atuação, logo passamos da atividade assistida por animais para a Terapia Assistida por Animais no Hospital Dante Pazzanese em substituição à casa Ondila Lobo. Dhurval passamos a trabalhar com as crianças da pediatria e ele fez muito sucesso! Durante o ano em que trabalhomos lá tivemos muitas experiências agradáveis.













Porém um dia Dhurval resolveu latir dentro do Hospital e tivemos que sair desse trabalho.

Algumas portas se fecham e outras se abrem quase instantaneamente...






Júnior estava nesse momento em standy bye, pois andou com um comportamento inadequado com o trato das crianças. Achei que ele era mais chegado nos vovôs e vovós, resolvemos então esperar uma outra ocasião.






Até que um dia recebo um recado no Orkut com um convite para conhecer uma escola especial e São Vicente. Lá vamos nós!! Fui sem cães inicialmente e muito bem recebida pelos funcionários, tratamos de começar um trabalho com as crianças da escola, que em sua maioria são autistas.



E Dhuval coloca todo seu talento em prática, ajudando os garotos e garotas do NUMAA!!























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Santos, SP, Brazil
Rosanna Ré – Psicóloga, psicoterapeuta de orientação sistêmica, formada pela Universidade Paulista UNIP, com especialização em Psicologia Sistêmica para atendimento de casais e famílias pela PUC-SP. Formação em PNL pela ABPNL Formação em Terapia Transpessoal pela DEP Experiência Clínica de 25 anos. Trabalho de 5 anos com Terapia Assistida por Animais CRP 06/106.383