sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A mente quieta, espinha ereta e o coração tranquilo!


























Ter cães como companheiros de viagem é algo muito interessante! Poder desfrutar da companhia de outra espécie dividindo espaço conosco é uma aventura e tanto. Como nós somos responsáveis por trazer os bichos para junto de nós, nada mais justo que lhes proporcionemos a melhor qualidade de vida possível, afinal os retiramos do convívio com a natureza. Impomos limites e regras em troca de carinho, atenção e talvez obediência.






Compreender o comportamento canino torna-se fundamental para melhorar ainda mais essa relação. Uma vez em terapia, fiz um comentário com minha terapeuta (que pelo jeito adora cães também) que não se deve tratar os cães como seres humanos e ela então me questionou sobre isso. Expliquei-lhe o que tenho estudado ao longo desses anos de convivência. Um cão é um cão. Puxa, que brilhante afirmação deve ter-lhe ocorrido, querido leitor. Pois vamos lá então! Cães têm insitintos, precisam de exercício, alimento, e atenção, exatamente nesta ordem. Tres coisas simples que podem tornar a convivência ainda mais interessante. Algumas outras regras de ouro dizem respeito à limites e hierarquia. Vivem socialmente e nas matilhas originais sempre há um lider. Devemos aprender a exercer essa liderança. Qualquer humano, por mais jovem sempre deverá estar na posição de liderança frente ao cão. Eles precisam e gostam disso. Uma liderança adquirida com carinho coloca o cão na posição de submissão totalmente compatível com sua natureza.






Passear com os cães é um das melhores formas de fazê-los felizes, dispostos e sarados! Traz benefícios mútos! O passear no entanto, exige uma certa energia interna que não sei explicar bem como acontece, talvez eles percebam pela nossa postura corporal, ou talvez algum cheiro que exalamos.
Quando caminho com os três e estou preocupada com algo, ansiosa, aflita, ou algo assim o passeio se torna um tormento. Resolvem ir um para cada lado, fazer xixi a todo momento (os machos), a grandona puxando a guia, o caos instalado. Como se não bastasse ela, vez ou outra resolve se jogar no chão com as patas pra cima tentando morder a guia para brincar ou chamar minha atenção. Nesse momento então percebo que a mente não estava quieta, a espinha não estava ereta e nem o coração tranquilo. Paramos, respiramos e começamos tudo novamente e... TUDO MUDA!

Um comentário:

  1. eu amo cachorros e todos os animais,gostei muito desses cachorros das ftus principalmente o golden retriever porque é a minha raça preferida,so q amo os outros tbm

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Santos, SP, Brazil
Rosanna Ré – Psicóloga, psicoterapeuta de orientação sistêmica, formada pela Universidade Paulista UNIP, com especialização em Psicologia Sistêmica para atendimento de casais e famílias pela PUC-SP. Formação em PNL pela ABPNL Formação em Terapia Transpessoal pela DEP Experiência Clínica de 25 anos. Trabalho de 5 anos com Terapia Assistida por Animais CRP 06/106.383